Um artista artesão do riso com prontidão, apurado e preparado para qualquer empreitada, pois tem todos os risos do mundo na mala, na cabeça e no coração.
LUIS CARLOS LARANJEIRAS
Ator, diretor, dramaturgo Doutor em Artes Cênicas pela USP
Tiago Marques é ator, diretor, compositor, produtor e palhaço. Em 2024, completa 15 anos atuando como Palhaço Ritalino.
É graduado em Artes Cênicas pela Universidade Estadual de Londrina – UEL (2009-2012); participou de residência artística na Cal Clown, em Girona, Espanha (2016). É mestre em Artes da cena pelo programa de pós-graduação da Universidade Estadual de Campinas – Unicamp (2021-2023), onde atualmente cursa Doutorado.
Sua formação conta com alguns anos de pesquisa aliados a estudos acadêmicos, com incursões em oficinas, treinamentos, workshops e saídas de rua. Assim, parte de seus números vão nascendo e se moldando à medida que têm seu encontro com o público.
O palhaço (Tiago Marques) dá um show: não perde o rebolado, incorpora as falas das crianças, cai, levanta, se diverte sem perder o tom. Sua naturalidade em cena é espetacular. [...] imprevisibilidade exige jogo de cintura só possível na naturalidade também por parte do ator. Tiago domina perfeitamente este saber por estar à vontade no palco. Ele mesmo afirma: “A vida é feita de improviso” [...] Tiago é palhaço e, como todo bom palhaço, é ótimo ator e excelente performer.
MARIA BEATRIZ DE MEDEIROS
Doutora em Artes e Ciências da Arte pela Université Paris I e pós doutora em filosofia no Collège de philosophie, Paris
Além de seu trabalho solo, realiza parcerias com outros artistas e grupos. Atuou nos hospitais londrinenses durante dez anos com o Plantão Sorriso e colaborou como artista-convidado e/ou stand in nos grupos Tangará Produções (Londrina), Palhacx Gourmet (Curitiba), Los circo los (Campinas), Eduardo Okamoto (Campinas) e Palhaços Sem Fronteiras (São Paulo).
Em 2016, foi o primeiro artista-residente na Incubadora de Projetos da SIM! Cultura, coordenada pela produtora cultural Dani Sampaio. Recebeu suporte e orientação na produção e gestão de sua trajetória artística.
Tiago Marques pesquisa o cômico desde 2007. Em repertório, tem o espetáculo “O MELHOR SHOW DO MUNDO... na minha opinião”, “IN CONCERTINA”, “O AstroLábia”, “O Carteiro” e “Ritalino & O quinteto incompleto”.
Por meio de oficinas, esteve com grandes mestres do teatro e da palhaçaria, como Gardi Hutter (Suíça), Chacovachi (Argentina), Pepe Nuñes (Espanha), Aziz Gual (México), Biribinha, Ésio Magalhães, Ricardo Puccetti, Marcio Líbar, Eduardo Okamoto, Joice Aglaé Brondani e Alexandre Mate, entre outros.
Em 2022, foi um dos três vencedores do Prêmio I Love Prio do Humor, idealizado pelo humorista Fábio Porchat.
Já foi indicado ao Gralha Azul, prêmio máximo do teatro paranaense, nas categorias melhor ator, duas vezes, em 2018 e 2023, e melhor espetáculo por “O Carteiro”, em 2023. Ganhou o prêmio em 2023, com o espetáculo “O Astrolábia”, como melhor espetáculo online.