Palhaço Ritalino 15 anos!
Um debutante no ofício milenar do riso
Tiago Marques
Palhaço Ritalino ou Rita
Também é ator, produtor, diretor e compositor.
Tiago Marques começou bem cedo nas ousadias da criação e da imaginação. Por pura diversão, aos 7 anos andava pela escola segurando a mão da professora, tia Lena, para contar piadas do Barnabé nas outras classes, cozinha, diretoria e secretaria. Dizem que essas foram suas primeiras “circulações artísticas”.
Assistir aos “Trapalhões” na TV aberta foi incentivo e referência para começar a fazer as primeiras cenas teatrais na escola, mesmo sem nunca ter visto teatro.
Lá pela quinta série se vestiu de Isaac Newton para apresentar um trabalho sobre ele (o Isaac, no caso), mas em primeira pessoa. A professora de língua portuguesa, Iracy dos Anjos, que também dirigia um grupo de teatro, sabia bem como lidar com esse tipo de moleque arteiro, botando pra fazer arte. Assim, Tiago Marques entrou e permaneceu no grupo amador de teatro em Bady Bassitt (SP) até se profissionalizar em 2007.
Em Londrina, conhece muitos artistas do nariz vermelho. Frequentador assíduo de teatros, circos e onde tivessem riso pra dar e vender, foi da plateia que viu a paixão crescer ao ponto de subir ao palco. Apaixonado por essa figura milenar, concentra sua produção nesta linguagem. O resto é palhaçada.
Rita 15 anos
Em 2009, Tiago Marques passa a viver em Londrina e essa chegada coincide com o nascimento do palhaço Ritalino. De lá pra cá foram 15 anos.
Quinze anos fazendo arte é um ato político, revolucionário e de muita resistência.
Hoje todas as suas produções, embora de linguagens diferentes, têm a palhaçaria como base. Tiago dirige espetáculos, atua, cria vídeos, compõe músicas e até mesmo escreve (mas isso é conversa para o ano que vem).
Esta exposição traz alguns momentos dessa trajetória debutante e também apresenta algumas imagens, bugigangas e livros do acervo pessoal do artista-pesquisador, que se orgulha de ser um continuador dessa profissão milenar.
Viva o teatro, o palhaço e o circo! Viva o Palhaço Ritalino!
Fotografias: Fábio Alcover